CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM FELICIDADE
RELATO DE EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
BISCOITINHOS DE CHOCOLATE
TURMA: 3º PERÍODO (5-6 anos)
EDUCADORAS: ALESSANDRA DE A. MARQUES E LUCIANA PERDIGÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: VANESSA SILVEIRA SOARES
Agosto 2010
“No mês de fevereiro encontrei no “Tempinho”, revistinha que acompanha o Jornal “O Tempo” (exclusiva para crianças), uma receita de Biscoitinho de Chocolate muito fácil de fazer. Então pensei em fazer uma experiência culinária na qual as crianças iam por a mão na massa!
Desde o início, a turma ficou bastante entusiasmada com a idéia de trabalharmos uma receita e eles sempre me perguntavam quando iríamos fazer os biscoitinhos. Então deixei marcado no calendário toda nossa programação, inclusive o dia em que faríamos um piquenique para experimentarmos nossos biscoitos. Eu e a Alessandra observamos que diariamente as crianças se aproximavam do calendário para saber quantos dias faltavam para o piquenique.
No dia 22 de abril, a turminha acordou eufórica para dar início a receita. E todos ao mesmo tempo ficavam me perguntando: “Professora, é agora que vamos fazer o biscoitinho?” “Que horas que vai ser?” “Nossa! Tá demorando muito!” Foi difícil controlar a ansiedade da turma e até eu não via a hora de começar!
Coloquei as crianças em rodinha para explicar como seria cada passo da receita. Disse que a primeira coisa a se fazer é ter atenção à higiene das mãos. Coloquei-os sentados em fila no chão e cortei as unhas de todos.Depois fomos até o banheiro lavar as mãos com bucha e sabonete.
Fomos então para o refeitório e mostrei a turma que tão importante quanto lavar as mãos é proteger os cabelos: “Imaginem comer um delicioso biscoitinho com um fio de cabelo no meio!” Eles começaram a rir e disseram “Credo, professora!”. Eu disse que por isso deveríamos usar toucas. E, por último fizemos a higienização da mesa e novamente das mãos usando álcool.
Para começar, parti o chocolate em pedaços médios e dei para as crianças rasparem com uma faca sem ponta.
Pedi ajuda da turma para observar a quantidade de cada ingrediente.
Eles adoraram o momento de quebrar os ovos. Todos quiseram por o dedo e sentir a textura, mas ninguém podia por o dedo na boca!Em seguida misturamos a massa e quando o chocolate já estava todo picadinho, despejamos na massa e misturamos pra valer!Foi uma alegria só!Todos queriam mexer a massa e despistadamente comer um pedacinho dela!
Com a massa misturada mostrei para turma que deveríamos untar as fôrmas e as mãos para que a massa não grudasse na hora de enrolar. Fui colocando nas mãos de cada um uma pequena porção da massa e cada um foi enrolando do seu jeito. A fôrma ficou linda com tantos biscoitinhos de chocolate enrolados de diferentes maneiras. Quando acabamos, fomos todos para o banheiro lavar as mãos.
As crianças me perguntavam “Professora, vai demorar muito pra ficar pronto?” Então fomos para o gramado. Forramos a grama com um lindo lençol verde e nele colocamos o suco de laranja e o bolo de cenoura que a Célia e a Cleonice prepararam especialmente para este dia. Enquanto o biscoito assava, saboreávamos os quitutes da cozinha.
Quando os biscoitinhos chegaram, foi a maior festa!!! As crianças ficavam procurando qual biscoito eles haviam enrolado e, para a surpresa de todos, inclusive a minha, eles ficaram grandes e deliciosos!!
Fiquei observando a turma comendo e vi que eles estavam admirados... saboreando cada pedacinho. .. Ficaram realmente maravilhosos!!
Na hora de ir embora, todos contavam para seus familiares que haviam feito biscoitinhos de chocolate!Muitos pais ficaram contentes e orgulhosos e até pediram a receita para fazer em casa.
Foi um trabalho prazeroso e gratificante de se realizar, pois percebi nas crianças uma grande satisfação e na atitude dos pais uma enorme felicidade em saber que seus filhos passam por experiências que lhes trazem tamanha alegria!”