quinta-feira, 22 de setembro de 2011

I Torneio Integração de Xadrez Obras Educativas Padre Giussani.

                 


Segundo Nelson Pinal o xadrez, que é uma das mais interessantes criações do engenho humano, é uma atividade intelectual que se constitui num elemento sumamente importante dentro de diferentes atividades que podem servir para a realização de estudos sobre o comportamento do cérebro. Poucas atividades mentais podem comparar-se ao jogo-ciência como exemplo de processamentos de dados e organização de idéias em busca de solucionar problemas sob determinadas situações complexas e variáveis. 




A riqueza temática do Xadrez é incalculável, já que inter-relaciona elementos científicos, artísticos, lógicos, matemáticos, filosóficos, psicológicos, estratégicos e táticos além de socializar. Estas aplicações permitem assegurar que o Xadrez é uma Ginástica Mental Integral de infinitas potencialidades de investigação no campo da Saúde Mental. Sua prática contribui para prolongar as faculdades intelectuais.



E após 2 meses e 20 dias de desenvolvimento no ensino da prática do Xadrez nas turmas de socialização atendidas por Alírio Rodrigues, idealizador do Projeto Brincar nas Obras Educativas. Foi realizado no Centro Socio-Educativo Alvorada com grande sucesso o primeiro torneio de xadrez .Com uma grande participação das crianças e jovens atendidos nas obras.

Para realização do torneio foram realizados torneios interno em cada unidade em que realiza atendimento as crianças das obras. Na realização do torneio interno de cada Centro Educativo os participantes puderam tirar duvidas e vivenciar um momento diferenciado e socializar entre as turmas além ter uma noção de como seria o torneio de integração das Obras. Também com o torneio foi possível perceber as duvidas e a adesão das crianças e jovens, além de uma avaliação do trabalho realizado e observação dos que possuíam melhor desenvolvimento e aproveitamento para poder fazer a inscrição no torneio integração e assim manter um nível padronizado entre os participantes.

Desta forma a motivação e valorização do empenho dos participantes era notório, pois conseguiram atingir a proposta inicial. A iniciação dos educandos a cultura do jogo de xadrez e a integração em um evento possibilitou a socialização, lazer, dos mesmos. O torneio contou com a participação de 92 educandos e durante dois dias se enfrentaram em jogos classificatórios e após eliminatórios. A concentração dos participantes em seus jogos foi um momento maravilhoso, pois era perceptível em suas ações e reações, que eles não estavam ali por um momento qualquer, aparentavam e demonstravam o quanto queriam vencer os jogos, em que eram protagonistas.

Para melhor aproveitamento foi divido em duas categorias Mirim (Crianças de 6 a 8 anos de idade) e Infantil (Crianças de 9 a 14 anos de idade). Com realização de jogos pela parte da manhã e tarde.Com utilização da Kombi foi realizado o transporte de todos os participantes até o local do torneio.

Enfim o torneio foi um sucesso graças à colaboração de todos os envolvidos na proposta, educadores (as), pedagogas e coordenadores.

Campeões;


Paloma Martins Carvalho campeã mirím.
Parabeéns!!! 




  Gustavo Martins recebendo das mãos do educador Alirio o trofeu de campeão.

  

Valeu pelo esforço Gustavo!!!





















O educador Alirio entregando o trofeu para Mateus Santos Bonfim.
Parabéns Mateus!!!















 Alírio Rodrigues de Moura- Educador e Professor de Ed Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário