quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Festival de Capoeira 2012

No último sábado realizamos o Festival de Capoeira de 2012

          
A Capoeira

               A Capoeira mostra que somos todos iguais. Sinta-se dentro do círculo, em que no método de "lutar" uns com os outros você é obrigado a participar com o outro, de se comunicar uns com os outros em movimento: Um adversário vindo em sua direção, você se coloca na defesa, um golpe vindo em sua direção, você deve abaixar, ou você tem que saltar. Você deve olhar a partir do seu ponto de vista, do ponto de vista do outro, do ponto de vista de quem vai entrar no meio do círculo com você.

Há momentos em que você olha para o mundo de cabeça para baixo, há momentos em que você vê o mundo de cima, há momentos em que não há a possibilidade de ferir alguém e não se machucar, porque eles não querem fazer isso. Capoeira traz consigo um conhecimento muito grande. Eu descobri coisas que não sabia que existiam.

Graduação infantil - Crianças de 3 anos










O círculo


Capoeira é realizada dentro de um círculo, porque o círculo é um grupo de pessoas. Na realidade, é feito apenas para reunir não há nada melhor no círculo. Por que em um círculo que você vê tudo, e a parte mais interessante deste círculo é você lutar capoeira dentro dele, em seguida, você se senta e quando você retomar a luta capoeira, depois se senta em outro lugar. Então você precisa rever continuamente o seu jogo, sua estratégia.



Grão mestre Poeira(RJ) no berimbau e Grão Mestre Dunga na percursão - Duas lendas vivas da Capoeira

A graduação dos alunos da socialização (7-14 anos)







Os instrumentos


O berimbau, atabaque e tambor são instrumentos tradicionais, mas o principal é o berimbau, que pode acompanhar a capoeira sozinho.
O uniforme

O uniforme é importante para a criança a se identificar com a capoeira. Quando começou a capoeira com os escravos, não havia calças ou camisas de capoeira. Eles começaram a fazer as calças com sacos de linho branco e assim foi iniciado o costume da calça branca que foi cortada pela metade da canela. Na capoeira não há apenas roupas brancas, dependem do tipo de roupa, também há roupas amarelas. Mas a tradicional vestimenta é branca.

Grão Mestre Reinaldo e Grão Mestre Poeira - A direita o professor Guiné coordena a roda de capoeira

O papel da capoeira


Capoeira é fundamental na minha vida. A capoeira juntou a minha família. Se não fosse pela capoeira, talvez eu não seria tão ligado ao meu irmão, ou minha irmã, que é falecida e minha mãe. Através dos valores de capoeira eu aprendi que, na verdade, eu deveria aprender em casa.

Eu participei de um instituto para crianças pobres e capoeira era a única coisa que conseguia me manter lá. Quando criança, eu fiz tudo o que você poderia pensar: subi nas paredes, implicava meus colegas de classe, professores. E depois que começou a capoeira no instituto tive um ponto de virada na minha vida! Eu aprendi que o círculo da capoeira é tudo e que somos todos irmãos estando perto deles.



Troca de cordas com os professores convidados

O mestre


Capoeira tem um valor ancestral que é transmitido através da tradição oral. Não é possível fazer um curso para se tornar um professor de capoeira. O professor é gradualmente  desenvolvido entre crianças, entre aqueles que vão seguir comigo, eu vou levá-lo por um ano, dois ou mais. Em pouco tempo vai estar comigo por dez ou quinze anos, etc. Esta ligação dos alunos com o professor torna-se tão forte. Meus professores sempre foram para mim o pai que eu nunca tive.

Outro momento da troca de cordas com os professores

Eles fizeram por mim o que eu queria que meu pai tivesse feito. O ponto de referência é muito mais forte. Minha mãe sempre me falou muitas coisas e eu não obedecia. O mestre chegou, ele falou, e eu obedeci.

Estes mestres que estavam comigo quando eu era pequeno, ainda me acompanha! Nós continuamos a fazer lições, então eu ainda sou seu filho. Embora agora eu sou professor de um, um professor, eu ainda sou seu filho.



Lenda viva da capoeira - Grão Mestre Dunga


A missão

Minha missão pessoal é a de ajudar os meus alunos da maneira que eu fui ajudado e ver o jeito que eu olhei para eles. Ele também pode fazer eu ganhar um monte de dinheiro, você pode ganhar dinheiro suficiente fazendo capoeira. Trabalhando dentro e fora da Obra eu ter um bom rendimento, mas para mim isso não é a coisa mais importante. Essa foi a coisa mais importante neste primeiro eu comecei a trabalhar na Obra. Em estar aqui eu aprendi que o importante é fazer o trabalho que responde humanamente a crianças e adultos que estão próximos a eles.

Igor Leonardo (Guiné) - oficineiro

 
* A oficina de capoeira é uma parceria das Obras Educativas Jardim Felicidade e o BDMG Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário