quarta-feira, 2 de junho de 2010

Coral Raio de Luz BDMG abre “Encontro de Corais” da Assembléia

os integrantes do Coral Raio de Luz e a maestrina Vívian Assis


O timbre suave, o repertório primoroso e a vivacidade das crianças e adolescentes do Coral Raio de Luz BDMG encantaram o início de noite fria de 1º de junho, terça-feira, no Hall das Bandeiras da Assembléia Legislativa, Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Sob a regência da maestrina Vívian Assis, acompanhados pelo violão do músico e compositor Marcos Aur e da flauta de Fábio Viana, os meninos e meninas abriram o “Encontro de Corais 2010” entoando Ave Maria, de Caccini.

Em seguida, os presentes ouviram Pie Jesu, de Mary Lunn Lighfoot, e puderam se emocionar com Primavera, do comovente filme “A Voz do Coração”. As crianças encerraram seu concerto com música brasileira: Benke, de Milton Nascimento e Márcio Borges, que homenageia os curumins, e a terna Canoa, Canoa, de Nelson Ângelo e Fernando Brant.
Foi a primeira vez que o Raio de Luz BDMG participou do tradicional evento da Assembléia Legislativa e fez bonito, arrancando aplausos de um público que reunia, especialmente, músicos. “Aumenta a responsabilidade”, comentou a maestrina, diplomada em Regência pela UFMG, ao elogiar a oportunidade para as crianças: “a música é transformadora e performances como essa elevam a auto-estima”. Vivian recebeu das mãos do diretor-geral da Assembléia, Eduardo VieiraEncontro de Corais 2010”, que teve na terça-feira seis apresentações de corais de instituições públicas e privadas e se estende até o dia 7 de junho. Nesta quarta-feira, outros seis corais se apresentarão, também às 19 h.

Música e teatro
Para Dayana dos Santos, de 14 anos, cursando a 7 série na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade e integrante do Raio de Luz BDMG, são sempre muito boas as apresentações e ela não conhecia a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Dayana fala do gosto pela música e, depois de aprender canto, tem vontade de estudar saxofone. Nísia Cristina, de 13 anos, não esconde a empolgação com o projeto: “adoro música e teatro; o teatro está na minha veia”, diz.

Com 40 componentes de 8 a 15 anos, o Raio de Luz BDMG é um programa social, idealizado e mantido pelo BDMG Cultural desde 1998, com o objetivo de abrir oportunidades de arte e cultura a crianças e adolescentes. Hoje, o programa atende as crianças que freqüentam, em horário alternativo ao da escola, o Centro Alvorada e a Creche Jardim Felicidade, no Bairro Conjunto Felicidade, com aulas de canto coral, musicalização, cantiga de roda e artesanato. O professor Marcos Aur, graduado em Composição pela UFMG, conta que faz um belo trabalho “de ciranda de roda” com os pequenos, de 3 a 7 anos, e com o coral, para a faixa de 8 a 15. O flautista Fábio Viana, que em 2001 foi integrante do projeto “Jovem Músico” do BDMG Cultural, gosta de contribuir nas apresentações.









2 comentários:

  1. óla sou lorena um menbro do coral raio deluz

    ResponderExcluir
  2. Cara Lorena,
    seja bem vinda no nosso blog... e continue postando...
    abracos
    Fernanda

    ResponderExcluir