O timbre suave, o repertório primoroso e a vivacidade das crianças e adolescentes do Coral Raio de Luz BDMG encantaram o início de noite fria de 1º de junho, terça-feira, no Hall das Bandeiras da Assembléia Legislativa, Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Sob a regência da maestrina Vívian Assis, acompanhados pelo violão do músico e compositor Marcos Aur e da flauta de Fábio Viana, os meninos e meninas abriram o “Encontro de Corais 2010” entoando Ave Maria, de Caccini.
Em seguida, os presentes ouviram Pie Jesu, de Mary Lunn Lighfoot, e puderam se emocionar com Primavera, do comovente filme “A Voz do Coração”. As crianças encerraram seu concerto com música brasileira: Benke, de Milton Nascimento e Márcio Borges, que homenageia os curumins, e a terna Canoa, Canoa, de Nelson Ângelo e Fernando Brant.
Foi a primeira vez que o Raio de Luz BDMG participou do tradicional evento da Assembléia Legislativa e fez bonito, arrancando aplausos de um público que reunia, especialmente, músicos. “Aumenta a responsabilidade”, comentou a maestrina, diplomada em Regência pela UFMG, ao elogiar a oportunidade para as crianças: “a música é transformadora e performances como essa elevam a auto-estima”. Vivian recebeu das mãos do diretor-geral da Assembléia, Eduardo VieiraEncontro de Corais 2010”, que teve na terça-feira seis apresentações de corais de instituições públicas e privadas e se estende até o dia 7 de junho. Nesta quarta-feira, outros seis corais se apresentarão, também às 19 h.
Música e teatro
Para Dayana dos Santos, de 14 anos, cursando a 7 série na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade e integrante do Raio de Luz BDMG, são sempre muito boas as apresentações e ela não conhecia a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Dayana fala do gosto pela música e, depois de aprender canto, tem vontade de estudar saxofone. Nísia Cristina, de 13 anos, não esconde a empolgação com o projeto: “adoro música e teatro; o teatro está na minha veia”, diz.
Com 40 componentes de 8 a 15 anos, o Raio de Luz BDMG é um programa social, idealizado e mantido pelo BDMG Cultural desde 1998, com o objetivo de abrir oportunidades de arte e cultura a crianças e adolescentes. Hoje, o programa atende as crianças que freqüentam, em horário alternativo ao da escola, o Centro Alvorada e a Creche Jardim Felicidade, no Bairro Conjunto Felicidade, com aulas de canto coral, musicalização, cantiga de roda e artesanato. O professor Marcos Aur, graduado em Composição pela UFMG, conta que faz um belo trabalho “de ciranda de roda” com os pequenos, de 3 a 7 anos, e com o coral, para a faixa de 8 a 15. O flautista Fábio Viana, que em 2001 foi integrante do projeto “Jovem Músico” do BDMG Cultural, gosta de contribuir nas apresentações.
óla sou lorena um menbro do coral raio deluz
ResponderExcluirCara Lorena,
ResponderExcluirseja bem vinda no nosso blog... e continue postando...
abracos
Fernanda