sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Hora do Café

RELATO DE EXPERIÊNCIA


"Somos educadoras da turma Introdutória, do 2º e 3º períodos e todas as manhãs nossas turmas tomam café juntas no refeitório da Creche.


Antes de iniciarmos essa experiência as manhãs no café eram agitadas e por vezes monótonas.


Certo dia, as turmas estavam mais inquietas que o normal. Espontaneamente começamos a dançar e bater palmas. Com isso, as crianças ficaram surpresas e atentas a cada movimento de descontração e harmonia. Desse dia em diante, passamos a preparar momentos em que nós educadoras cantamos e fazemos coreografias antes do inicio do café e as manhãs no refeitório se tornaram momentos de expectativa e empolgação para todos, inclusive para os funcionários que chegam a pedir bis!


As crianças esperam por esse momento ansiosas e nós educadoras também. É algo que dá certo e que proporciona a todos alegria e companheirismo. Apesar de não ter sido um momento planejado a princípio, tornou-se uma dinâmica importante e indispensável no cotidiano do nosso trabalho, pois ao invés de gastarmos energia pedindo silêncio, cantamos e dançamos.

Quando estamos com o olhar voltado para a criança, transformamos um acontecimento simples em algo grandioso e belo de ser visto."

ALESSANDRA, BIANCA e DANIELLE

3 comentários:

  1. grazie!è vero quello che scrivete alla fine; guardare così i bambini è come guardarli ad uno ad uno, perchè ognuno di loro è unico e quando si sente oggetto di uno sguardo così se ne accorge e desidera rispondere con tutto il suo io:questo è il cuore del rapporto educativo.
    Buon lavoro amiche mie!Stefania

    ResponderExcluir
  2. A alegria que cada uma de vocês coloca no trabalho nos mantém firmes na esperança de que nossas crianças consigam ser o que todos viemos ao mundo para ser por direito: pessoas felizes.
    Parabéns e sigam em frente!

    ResponderExcluir
  3. O trabalho só nos cansa, se não nos dedicarmos a ele com alegria. Estar e fazer parte da obra me gera uma felicidade tão grande ,que tenho que compartilhar com minhas crianças que é o motivo maior pelo qual estou ali......alegria,alegria,sempre!

    ResponderExcluir