segunda-feira, 19 de março de 2012

APADRINHAMENTO A DISTANCIA - um importante instrumento educativo!

Vejam que lindo o testemunho que recebemos da Stefania sobre o apadrinhamento:
Ela é professora de uma turminha de alunos de 10 anos que apadrinha o nosso querido Murilo 
(criança do Jardim Felicidade). 
Eles trocam cartinhas e em fevereiro a turminha enviou desenhos e um presente para o Murilo.
Leiam o que a Stefania escreveu sobre esta linda experiência!




Queridos amigos, 
chegaram as fotos do nosso belo Murilo recebendo o presente dos seus padrinhos italianos: 
os desenhos e ... o uniforme do futebol italiano! 


Um brasileiro com o uniforme da Itália: 
que sinal poderia ser mais bonito desta unidade estabelecida entre os meus alunos e o Murilo?


Ficamos todos muito impressionados com as fotos porque refletem um profundo significado:



Murilo está naturalmente orgulhoso, entende bem que ele é o protagonista e que o que está acontecendo é "para ele", começando pelo fato que a diretora veio pessoalmente entregá-lo o presente dos padrinhos: certamente esta não é uma coisa que acontece todo dia! É um sinal importante porque comunica a participação da "instituição" num relacionamento que é, antes de qualquer coisa, afetivo.


As outras crianças olham atentos os desenhos, escutam a explicação da Vanda, admiram o Murilo com a blusa da Itália, e ... não ficam com ciúmes ou inveja! Os olhos expressam a alegria pelo amigo que recebeu o presente. Presente este que eles veem como se fosse também para eles. 





Isso é belíssimo e de forma alguma é óbvio porque as crianças são por natureza ciumentas, e ninguém ficaria surpreso se, em circunstâncias semelhantes, eles manifestassem ciúme ou inveja: nós não nos maravilharíamos, mas sim diríamos "é natural"!






Até mesmo um dos meus alunos, vendo as fotos, disse: "Eu pensei que no momento de dar o presente ao Murilo eles o levariam para fora da sala, num lugar sozinho para não causar um mal estar entre as outras crianças, mas pelo contrario, todas elas ficaram felizes por ele!"

Uma atitude assim, em crianças tão pequenas, só pode ser fruto de uma educação: compartilhar a alegria de um amigo só é possível se tem alguém que te ama, que se alegra com você, que dia após dia te pega pela mão e te acompanha a encarar a realidade. Isso só é possível se você já experimentou este olhar sobre você mesmo.

Para mim, ver as fotos, foi uma "oportunidade privilegiada”: foi como "compreender" o princípio, ver a origem das histórias que li nos últimos meses nas respostas que vocês me enviaram dos educadores.


Esta experiência do apadrinhamento à distância é realmente genial, um importante instrumento educativo fundamental (que vai além do auxílio econômico reconhecidamente importante) porque as crianças fazem a experiência concreta de um olhar de misericórdia sobre eles, de serem pensados por um Outro, de serem amados.

Obrigada por esta ocasião que vocês me deram, agradeça a Vanda e as educadoras de Murilo porque tendo se dedicado a este momento, elas certamente comunicaram às crianças uma confiança na realidade que é impossível de ser dita com palavras.

Até logo, Stefania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário